Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Fisco - Haja Coerência na AT


(Imagem da Internet)

Tal como eu, houve nestes 3 últimos anos milhares de cidadãos brindados com aumentos escandalosos do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). 
No meu caso o aumento foi de 152% (em 3 anos).

Ora, como todos sabemos:
- O IMI é calculado em função da avaliação que a Autoridade Tributária (AT) faz aos imóveis;
- A última atualização (massiva e automática) foi feita em 2012;
- Nos últimos 3 anos a desvalorização dos imóveis foi dramática.

Acontece que a AT se prepara para continuara a cobrar o IMI em 2016 (referente a 2015) pelos valores da avaliação que fez em 2012, portanto  sem atualizar os valores dos imóveis e potenciando novo aumento deste imposto. Quem pretender ver o valor do seu apartamento/moradia atualizado tem que o requerer individualmente à sua Repartição de Finanças.

Mas que raio de coerência é esta? Quando é para aumentar reavalia-se massiva e automaticamente utilizando índices, coeficientes, rácios e indicadores estandardizados. Quando é para diminuir tem que ser o zé pagante a requerer uma avaliação casuística?

O Governo do PS que não ponha ordem nestes senhores da AT, que não tardará em ser comparado com os gangsters que o precederam.

Sem comentários:

Enviar um comentário