Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Roubos Legalizados


(Imagem parcial de uma fatura real - clique para ampliar)

Já escrevi uns "posts" atrás sobre o assalto fiscal de que fomos alvo em 2013, e sobre o escandaloso aumento do IMI em 2014. Hoje escrevo sobre o "gamanço encapotado" que o meu Município me está a fazer na fatura da água.

Este mês achei exagerado o valor que me foi debitado na conta referente ao consumo de água e resolvi ir ver a fatura.

Fiquei esclarecido. A fatura é de um total de 31,16€, conforme imagem acima. Destes 31,16€, apenas 12,21€ são referentes à água que consumi. Os restantes 18,95€ são de Taxas Taxinhas e Imposto. Se isto não é um roubo legalizado, não sei o que chamar-lhe.
A diferença entre um Imposto e uma Taxa é que o Imposto é uma contribuição para o Estado sujeito a uma redistribuição coletiva no Orçamento do Estado (9.000 milhões/ano esfumam-se só para os juros da dívida) e a Taxa tem a prestação de um serviço associado como contrapartida, serviço que no meu Município não melhorou nos últimos 5 anos, pelo contrário.

Só num país de parolos como o nosso (eu parolo me confesso) é que o povo é escandalosamente roubado, come e cala estes assaltos. Não é preciso ir muito longe para vermos comportamento assertivos e mais enérgicos; Por exemplo aqui na nossa vizinha Espanha esta questão do escandaloso agravamento dos  Impostos, das Taxas e das Taxinhas, já tinha, há muito, levado uns milhões de pessoas às ruas a exigir um mínimo de decoro por parte de quem nos governa com respeito pelos assaltados de sempre. Por cá tudo mansinho.


Sem comentários:

Enviar um comentário