Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Germaropa, ou Euromanha?


(Germaropa ou Euromanha? - Imagem da Internet)

A Europa é uma União Económica e Monetária (pressupostamente) democrática, de países (pressupostamente) democráticos.

Está organizada à volta de 4 poderes formais de governação (government):

- Parlamento Europeu (único órgão eleito pelos cidadãos europeus), composto por deputados que, entre si, elegem um presidente;
- O Conselho da União que representa os governos nacionais e tem presidência rotativa entre os Estados, sendo o chefe de governo do país em exercício o seu presidente;
- O Conselho Europeu que também representa os governos nacionais e é composto por uma miríade de burocratas (principescamente pagos) e que também tem um presidente nomeado;
- A Comissão Europeia, órgão executivo por excelência que é composto por comissários (ministros) designados pelos países membros e que também tem um presidente nomeado.
- Além destes poderes formais, existem ainda os formados “ao lado”, como o Eurogrupo, composto pelos ministros das finanças dos países do Euro;  O Ecofin, composto pelos ministros das finanças de todos os estados membros; O Tribunal de Justiça da UE; O Tribunal de Contas Europeu; O Banco Central Europeu e umas dezenas de Comités, disto e daquilo.

Todos estes órgãos falam e falam, dizem-se e contradizem-se, mas nenhum deles tem a última palavra nas decisões que esta Europa (pressupostamente) democrática toma.
Na prática, a última palavra é do ministro Wolfgang Schauble (ministro alemão das finanças) ao qual a chanceler Merkel obedece caninamente e os restantes “poderes” "abanam o rabo” (relembremos a imagem do ex- ministro português Vitor Gaspar).

Tem sido neste caldo (nada democrático e muito menos transparente) em que a União Europeia se transformou que são tomadas as decisões determinantes do destino de milhões de cidadãos, como é agora o caso de “dar um pontapé no rabo dos Gregos” depois de os terem esmifrado até ao tutano.

E para os que acham, por convicção, por ideologia, ou apenas porque acham, que isto não é assim, vejamos só o dilema em que se encontra o Governo Grego: - Está dependente de um empréstimo da “Troika” para pagar à “Troika”.

Mas que EUROPA é esta? Mais parece que integramos já um IV Rich alemão do que uma União do que quer que seja.

Em Tempo: - A propósito deste assunto, já depois de ter escrito este "post", li no Blogue "Um Jeito Manso" esta pérola de texto e de abordagem que recomendo leiam aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário