Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Um Pouco da História de Portugal


(Imagem do Facebook da autoria de Bia Ferreira)

Esta e outras imagens semelhantes circulam nas redes sociais. Trata-se de uma fotografia tirada ontem dia 25 na fachada da prisão de Évora, na qual se encontra encarcerado há 61 dias, sem condenação, sem julgamento ou sequer acusação formal, o cidadão José Sócrates Pinto de Sousa. Um punhado de amigos deslocou-se àquela cidade para expressar a sua revolta pela situação inédita, muito provavelmente ilegal, em que o Estado Português mantém o seu amigo.

Pode gostar-se, ou odiar-se Sócrates. Pode acreditar-se ou desacreditar-se na sua inocência. Pode até gostar-se ou não gostar de o ver em tal situação. O que não se pode é ter um cidadão - tenha ele sido ou seja primeiro ministro, gestor, calceteiro, ou pedinte – preso em tal estado de humilhação social, comunicacional e politica, como se de um “serial killer” (assassino em série) da pior espécie se tratasse e já tivesse sido condenado em todas as instâncias da justiça ao isolamento, à solitário ou mesmo ao degredo.

Mas não, está preso apenas porque um qualquer ser intocável na abandalhada máquina da justiça - alguém que sabe muito bem que pode fazer, impunemente,  o que está a fazer - decidiu estás preso porque eu quero, e porque eu quero vou utilizar o velho estratagema da acusação pífia de corrupção, de branqueamento de capitais, de participação em negócio , da complexidade do processo, do perigo de fuga e mais umas artimanhas que os políticos colocaram na Lei (não esquecer que as Leis são feitas e aprovadas pelos políticos na Assembleia da República) para o manter “sob controlo e a piar fino” uns bons pares de anos. Sim, porque daqui à condenação de facto (veja-se o exemplo de Carlos Cruz) é uma questão de ir cozinhando o processo em lume brando. Na praça pública já está irremediavelmente condenado.

Até ver e para dar mais credibilidade à coisa  passa-se para os jornais de sarjeta meia dúzia de frases bombásticas como “malas de dinheiro” (que depois se transformam em envelopes), “Depósito de 23 milhões (que depois se transformam em 50 mil) “propriedades em paris” (que depois se transformam em alugadas) e assim por diante. De concreto zero. E os pasquins a soldo se encarregam de divulgar baseados em “fontes do processo…”, “segundo o jornal X…” “consta que…” “ parece que….” segundo fontes não identificas….”. Etc e tal.

Muito mal vai um país e a sua justiça quando assim trata os seus cidadãos, chamem-se eles Sócrates, Cavacos, Coelhos, Costas, Jerónimos, Anas, Agapitos ou Assobios, porque num país assim a Liberdade está fortemente condicionada por conluio entre dois dos seu poderes fáticos, o Quinto Poder e o Poder Judicial, poder este que se deixou aprisionar pelo Poder Politico, que se esqueceu de um pormenor que não é de somenos importância: - Ainda não aniquilou nem aprisionou a força do voto de todo um Povo e tivemos disso ontem um bom exemplo.

É por tudo isto que aquela imagem de Évora vai ficar na história (não tenhamos disso qualquer dúvida) como a imagem de um período bem negro do pós 25 de Abril, em qualquer das dimensões que queiramos analisar – politica, social, laboral, judicial, educacional ou informacional. Bem podem os Tavares, as Cabritas, as Manuelas, as Judites, os Saraivas, os Fernandes e quejandos, colocar as suas crónicas e investigações de motel a destilar ódio sobre o papel que nos vão debitando diariamente com as suas juras, que não fundamentam com provas, que a História nos fará o favor de os colocar no esgoto da pior trampa da década a fazerem companhia aos "cowboys justiceiros" e aos políticos incompetentes. Nós comuns mortais, talvez sobrevivamos. Talvez.

2 comentários:

  1. Um comentário muito pertinente, analisando todos os factos e que eu subscrevo com a propriedade de quem já sofreu na pele os desmandos da justiça em Portugal! Que triste País o nosso ( porque o País somos todos nós,...e nós somos tristes!)

    ResponderEliminar
  2. um comentario muito bem feito e na qual me arrepiou por toda a injustica que estao a fazer apos um 25 de Abril . que PAIS temos nos , que prendem sem ter as provas para o poderem fazer , que fazem tudo o que lhes vem a cabeca , pouco importando se estao a fazer mal a um patriota como o ex Primeiro Ministro de Portugal , um homem de bem e um politico excepcional , enfim todos estamos tristes mas este e agora a cara do nosso PORTUGAL ,.

    ResponderEliminar