Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Jornalistas de Volta à Escola e JÁ!!

 
 
(Fonte: Site da PORDATA)
- clique para ampliar -
 
A grande “caixa” das “notícias” de hoje nos Jornais, nas Rádios e nas TV´s é invariavelmente esta:
 
“Desemprego deverá baixar de 17,7% para próximo dos 14%”
 
Em primeiro lugar é preciso esclarecer que os 17,7% eram uma previsão para o final de 2014. Em segundo lugar esta “informação” É FALSA. Analisemos a questão com os números fornecidos pela Base de Dados da PORDATA:
 
Assim, para os mais céticos e para os que apreciam os quadros e os gráficos, de lá retirei os números com que preparei o quadro acima, no qual se evidencia:
 
- A relativa estabilidade da População Ativa (ver definição em rodapé) entre 2008 e 2013 (menos 250.000 e destes, cerca de 101.000 terão emigrado);
 
- A queda acentuada da População Empregada entre 2008 e 2013 (687.000), resultante da destruição de emprego concertada entre Governo e Troika;
 
- O aumento drástico da População Ativa sem Ocupação (Desempregada) que duplicou entre 2008 e 2013 (de 418.000 passou para 855.000).
 
Ou seja, temos uma taxa de desemprego real de 16,18% (mais 115.400 cidadãos desempregados do que os jornais publicitam. Se levarmos a sério e em conta a anunciada baixa de 0,3% na taxa de desemprego já em 2014, neste momento o seu valor rondará os 15,88%, menos 15.000 que no final de 2013).
 
Daqui o título deste “post” “Jornalistas de Volta à Escola e JÁ!!” porque efetivamente só por desconhecimento das regras básicas da aritmética, ou por má fé se podem continuar a divulgar notícias sensacionalistas sobre a queda do desemprego sem que se faça uma análise sérias a todos os fatores que o influenciam.
Estamos no bom caminho, aliás perfeitamente visível nos gráficos.
 
População Ativa: - Conjunto de indivíduos com a idade mínima de 15 anos que, num período de referência, constituem a mão-de-obra disponível para a produção de bens e serviços que entram no circuito económico. Compreende empregados e desempregados e exclui os domésticos, os reformados, os jovens a estudar ou em idade escolar, os acamados permanentes e todos os não aptos para o trabalho.
 
População Empregada: - Conjunto de indivíduos que possuem um trabalho remunerado, independentemente das horas desse trabalho (tempo parcial ou total) e do vínculo laboral (quadro, contratado a prazo, recibo verde, ENI ou outro).

 

Sem comentários:

Enviar um comentário