Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Taxas, Sobretaxas, Retaxas e mais Taxas.


(Assalto ao cidadão - Imagem da Internet)
 
O assalto ao cidadão continua. Agora com o anunciado aumento da Taxa de Audiovisual (Taxa para ver Televisão e ouvir Rádio) que nos é cobrada na fatura da eletricidade.
 
Em 1991 o Eng.º António Guterres, quando era Primeiro Ministro, aboliu a famigerada “Taxa de Televisão” da RTP, sustentando que a RTP prestava um serviço público e como tal deveria ser pago pelos impostos dos cidadãos, sem necessidade de existir uma taxa específica. Esta Taxa era devida por quem tivesse televisão e era paga por aparelho, ou seja quem tivesse um televisor pagava uma Taxa, quem tivesse 2 pagava duas Taxas e assim por diante.
 
Em Agosto de 2003, a Lei n.º 30/2003, da iniciativa do Governo do Dr. Durão Barroso, volta a introduzir a famigerada “Taxa da Televisão”, que passa a ser cobrada na fatura da eletricidade a todos os cidadãos, quer tivessem ou não televisão e independente da quantidade de televisores que existissem em cada agregado familiar.
 
Este ato, com exceção da injustiça para com as pessoas que passaram a pagar sem terem TV, até se poderia compreender e aceitar tendo em conta que à data era fornecido um serviço em troca da taxa reintroduzida (é essa a filosofia de uma taxa, cobrar por um serviço prestado).
O que já não se compreende e aceita é que na atualidade o Presidente da RTP, o Snr. Dr. Alberto da Ponte, venha a terreiro defender um aumento da Taxa do Audiovisual, e muito menos se pode aceitar no contexto em que o fez e pelos motivos que o fez. É que o Snr Alberto da Ponte referindo-se à intenção de fazer um despedimento coletivo na RTP (porque tem que reduzir custos) aproveita para declarar que a taxa tem que ser aumentada.
 
Ora isto é nem mais nem menos do que mais uma penalização para o cidadão e uma dupla tributação. Primeiro porque despede trabalhadores para reduzir custos e aproveita a redução de custos para aumentar duplamente os proveitos (pela via dos despedimentos e pela via da taxa). Segundo porque mais de 60% dos lares que possuem televisão têm serviço de Cabo contratado, logo não usam o serviço de sinal aberto da RTP, mas sim o do fornecedor do serviço de cabo, e este já paga à RTP para transmitir o seu sinal.
 
Ou seja, se o Governo der cobertura às intenções do Presidente da RTP, acabamos por ser duplamente taxados pelo serviço público da RTP, uma taxa direta na fatura, aumentada, da energia elétrica, e uma taxa indireta no Serviço de Cabo.
 
E é assim, com mais Impostos, com novos Impostos, com Taxas, Retaxas e Sobretaxas, que estes salteadores que se instalaram no poder vão roubando os cidadãos, para distribuírem o proveito do saque pelos seus correligionários e clientelas politicas.
 
Já uma vez fiz esta pergunta neste espaço e volto a repeti-la: - Alguém sabe informar para onde foram os 75.000.000.000,00 de Euros que a Troika enviou para Portugal em 3 anos? É que são 7.500,00€ por cada habitante (seja recem nascido, jovem ou velho, pobre, remediado ou rico). Como não tive notícia que o Governo os tenha distribuído pelos cidadãos, antes lhe retirou 20.000.000.000,00€ em austeridade (cortes salariais, cortes nas reformas, mais e maiores impostos), alguém se abotoou com tanta massa e juro que não fui eu.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário