Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Que Governo Mais Maquiavélico....

(Nicolau Maquiavel)

“Património Determina Valor da Reforma”. Está escrito na Capa do jornal oficioso do Governo, o Correio da Manhã de hoje (leia aqui a notícia online).
 
Este Governo é mesmo maquiavélico. Esta de preparar o terreno, “anunciando oficiosamente” que o património e as poupanças vão passar a ser elemento determinante para apurar o montante da reforma, deixaria corado de vergonha o próprio Maquiavel, o autor da frase "os fins justificam os meios", e reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna. Não da deste Governo certamente.
 
A ir por diante mais este esbulho, e tal como nos perdões fiscais, o Governo beneficia o “mau cidadão”. Um exemplo simples: - um cidadão que conseguiu algumas poupanças à custa de ter levado uma vida austera e ter prescindido de muitas coisas (viagens, férias no estrangeiro, almoços em restaurantes, roupas atualizadas… etc.) para construir uma vida mais sólida para si e para a família, vai ser penalizado. Pelo contrário, outro cidadão com o mesmo nível de rendimentos, que nunca se esforçou por nada, que levou uma vida de boémia e gastou à “tripa forra”, e por isso nada tem além da previsível reforma, não vai ser penalizado.
 
De facto Maquiavel não faria melhor. Quem colocou estes salteadores a governar Portugal que não corra com eles rapidamente que vai ver o que acaba por lhe acontecer.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário