Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

O País Está Melhor? Não. Está Pior.


Evolução de 7 indicadores económicos entre 2010 e 2013, em valores
(clique na Imagem para ampliar)

Evolução de 7 indicadores económicos entre 2010 e 2013, em gráficos
(clique na Imagem para ampliar)

Há dias na Assembleia da República, um líder parlamentar da maioria defendeu o “milagre económico” do ministro Pires de Lima, com a repetição sucessiva da expressão “… o país está pior? Não. Está melhor”.

Acontece que este  senhor deputado, na presença da evolução positiva do indicador do desemprego face ao mês anterior, ignora o desastre global de 3 anos e assim defende o estado de penúria a que, nesse período, ajudou a conduzir o país, “esquecendo-se” de comparar  o ponto de chegada (estado atual) com o ponto de partida (2010). Das duas uma: Ou não sabe fazer contas, ou está deliberadamente a enganar os seus eleitores e o Povo em geral.

Como a oposição parece estar anestesiada, ou hipnotizada (ou comprada?), assiste embasbacada e não desmonta estas aldrabices que depois são transmitidas no “prime time” das TV´s sem contraditório, compilei, dos "sites" indicados no quadro acima alguns indicadores, (7 devem ser suficientes) cuja evolução desde 2010 até 2013 desmontam a falácia de “o pais está melhor”.

É claro que Portugal algum dia, que todos desejamos que seja mais cedo do que tarde, depois de bater no fundo, terá que começar mesmo a recuperar, mas recuperar a sério, não de retórica. E haverá recuperação, e Portugal estará melhor sim, quando os indicadores forem, pelo menos, iguais aos do início do desastre. Até lá, não estaremos nada melhor. Estamos até bastante pior. Basta ler e interpretar os números.

Sem comentários:

Enviar um comentário