Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Acordo Secreto, ou Incompetência da Oposição?


(Imagem da Internet)

No meio da propaganda desenfreada com que o Governo nos tem massacrado nos últimos dias, aparecem umas quantas noticias que, apesar de a oposição (que era pressuposto ser isso mesmo, oposição) as procurar ignorar, ou, quando muito, se referir a elas em sussurro, me parecem grandes embustes de trunfo para o PSD/CDS manterem o Povo, por mais uns bons anos, sob o jugo do castigo imposto à custa da austeridade.

Vejamos apenas 4 exemplos de situações, que a oposição em peso tratou com luvas brancas e com pinças, quando, ao invés, deveria ter tratado com relevo e impacto, desmascarando os truques do Governo:

1 – A “folga orçamental” de 530 milhões de Euros colocada no OE para 2014. Não fora dar-se o caso da Drª Manuela Ferreira Leite estar atenta e identificar este truque, a jogada passaria “em branco” no conhecimento do cidadão comum. Mas, como a Drª Manuela colocou a boca no trombone, lá foi a oposição, muito baixinho e por entre dentes, referir o facto no plenário da AR, mas sem qualquer convicção, foi apenas para fazer número. Este ato instou a que posteriormente a Drª Manuela referisse, na TVI24, que “se estivesse na Assembleia o deputado Octávio Teixeira, a ministra não saía do hemiciclo sem explicar com detalhe a que se destinam esta avultada verba". Ainda mais a Oposição não denunciou, é que, segundo a Drª Ferreira Leite – que sabe do que fala por experiência pessoal - todos os orçamentos são elaborados com alguma folga, mas da ordem da centena de milhar e não das 5 centenas de milhar. E mais ainda a oposição também não disse,  é que metade deste valor evitaria que a CES fosse ao bolso dos pensionistas dos mil Euros.

2 – Numa semana em que o Governo anuncia com estrondo que o deficit para 2013,  “negociado” com a Troika em 5,5% do PIB, ficou afinal em 4,6%, a oposição come e cala ignorando até os argumentos do Dr. Bagão Felix, e do Dr. Peres Metelo que em duas penadas desmontaram, um na TVI, outro na TSF mais esta falácia para enganar cidadão votante.

3- Mas admitindo até que os senhores deputados da oposição, têm outros afazeres que não os “trabalhos de casa” para o patrão que lhes paga (todos nós), bastava investirem uns parcos minutos e  irem ao site do IGCP (http://www.igcp.pt/) e validarem que com todo este estrondoso sucesso à nossa volta a dívida está em 130% do PIB (era de 90% quando fomos “encostados à parede” para pedir ajuda) e em valores absolutos próximo dos 211 mil milhões de Euros.

4- Mas mais os senhores deputados da Oposição não fazem, ou não querem fazer, porque se quisessem iam ao INE, (http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_main) - também são poucos minutos que gastam – e comprovavam que a população ativa com trabalho baixou de quase 5 milhões em 2011 para 4 milhões em 2013. E não exigem ao Governo que explique como é que o desemprego diminuiu?

Mas que raio de oposição é que temos? Só podemos, enquanto cidadãos atentos, concluir uma de duas coisas, ou a Oposição celebrou um qualquer acordo secreto com o Governo, ou é simplesmente incompetente.

Sem comentários:

Enviar um comentário