Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Quando é que Saímos do Euro?

(Imagem da Internet)

Fui um euro-defensor convicto. Lamentável e infelizmente, tenho que dar a mão à palmatória e concluir que sair do Euro será inevitável para Portugal. É só uma questão e tempo. E quanto mais tempo “aguentarmos” mais penosas vão ser as consequências dessa saída porque estaremos mais de tudo, mais pobres, mais endividados, mais desempregados, mais descredibilizados, mais intolerantes e sobretudo muito mais frágeis.

Portugal, e não só, mas é Portugal que nos deve interessar, neste momento está na Zona Euro apenas a servir de tampão protetor aos países do centro. Somos uma espécie de “tropa de infantaria” que é deixada na frente de batalha  para “aguentar” o inimigo e proteger o corpo do exército enquanto este se põe a recato. É isto que interessa ao centro da Europa, ainda que para tal tenham que ir entrando com algum dinheiro de recuperação duvidosa e que nos custa sangue suor e lágrimas em sacrifícios inglórios. O que eles nos dizem é “aguentem, aguentem” que estão no bom caminho. O que eles pensam é “aguentem aguentem” porque  enquanto aguentarem nós estamos a salvo e até vamos enriquecendo mas azar dos azares, o "fogo" começa a chegar ao coração da Europa, ainda ontem a Agência de Rating S&P baixou o rating da França de AA+ para AA.

Reconheço hoje, com bastante mágoa pessoal, que comprámos uma ilusão com a nossa entrada no Euro, e que os países  que estão a lucrar (muito) com esta situação sabiam a ilusão que nos estavam a vender porque tudo isto foi minuciosamente premeditado.

No contexto em que nos encontramos, e por muito que os fanáticos do Governo apregoem que "já estamos a dar a volta" e "agora é que é", ou ocorre muito rapidamente uma reviravolta de 180º na politica, na atitude e sobretudo na ação da Europa, ou, a não ser que queiramos mesmo perder a nossa identidade (a independência já a perdemos), teremos que considerar muito seriamente a pergunta:

- Quando é que saímos do Euro?

Tenho plena consciência dos impactos dramáticos que uma saída (mesmo controlada) do Euro terá para Portugal e os efeitos que causará nos restantes países. Desde logo a dívida de Portugal disparará por força da desvalorização da moeda local (Escudo?) que venha a circular. Ficaremos todos mais pobres na proporção direta dessa desvalorização (há quem arrisque 30%, há quem aposte em 60%), mas o que quer que seja será de uma vez. Daremos um grande trambolhão, mas sabemos onde caímos e como levantar-nos. Acresce que, se este bando de salteadores que se diz Governo, não o esturrou já, ainda temos 382,5 toneladas de reservas de ouro no Banco de Portugal, ouro que à cotação de hoje valem 15.500.000.000,00€. (A propósito de esturrar ouro, vale a pena reler este post).

Já poucos se lembrarão, mas em 1983 (entre desvalorização cambial e taxa de inflação - de 30%) empobrecemos num ano cerca de 40% e ninguém morreu por isso. Agora estamos a morrer aos poucos, dia após dia, mês após mês, ano após ano. Já lá vão 5 anos, já empobrecemos, em média, 25% e não se vê a "tal luz" ao fundo do túnel. A aliança da Srª Merkel com o SPD na Alemanha "acendeu" essa luz, mas rapidamente se apagou e apagada continua enquanto Portugal está a morrer na escuridão e a caminho do obscurantismo.

Se não for antes, pelo menos lá para meados de 2014 este tema de Portugal sair do Euro, deixará de ser tabu. É só esperar pela execução orçamental de 2014 (com os retificativos da praxe) e o Governo voltar à receita de mais austeridade de milhares de milhões sobre os mesmos, nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário