Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Os Coveiros da Europa

 
(Clique na Imagem para a ampliar)
 
Costuma dizer-se  que “palavras leva-as o vento". Não será bem assim, mas na verdade não há nada como números para sustentar a realidade dos factos. E então quando esses números são trasnformados em imagens, valem por mil palavras.
 A imagem acima demonstra bem o mal que esta gente que tem estado aos comandos da Europa tem feito ao nosso “velho continente”.
 
O gráfico representa e compara a procura interna desde o final de 2007 (4º Trimestre de 2007=100), nos Estados Unidos, no Japão e na Europa do EURO, e como facilmente se conclui, desde o 4º Trimestre de 2010 que a Europa não para de se afundar enquanto o Japão e os EUA sempre a subirem desde a crise financeira de 2008.
 
Se tivermos em conta que a procura interna é a despesa (consumo + investimento) realizada pelos cidadão residente em relação à produção, fácil é de entender o estado de penúria a que a Europa foi conduzida. O seu poder de compra baixou 5 pontos em 5 anos, e atenção porque isto é a média, inclui portanto os “países ricos” e os “países pobres”, donde se conclui que os “países pobres" estarão mesmo na mendicidade. É certo que com a crise financeira de 2008 também os EUA e o Japão caíram, mas logo recuperaram, enquanto que os europeus soçobraram em 2010 com a crise das dividas porque foram incompetentes a lidar com as intervenções nos "PIIGS" (Portugal, Italy, Ireland, Grece, Spain).
 
Em 2011, a propósito de uma afirmação, pouco digna, da Srª. Merkel sobre Portugal, escrevi o seguinte comentário na blogosfera:
 
“Como foi possível que a Europa tenha chegado a este estado pela via da autodestruição?
Quando é que os autistas que governam em quase todos os países europeus, incluindo esta senhora, percebem de uma vez por todas que isto é um caso sério de sobrevivência? Já lá vão 2 anos. Primeiro colocaram as culpas nos "desvarios" dos “gastadores” países do Sul e meteram a cabeça na areia. Depois na "crise" das dívidas e continuaram com a cabeça na areia. Agora na "crise mundial" e continuam no mesmo tom. As Instituições Europeias que deveriam funcionar, estão sob o jugo da Alemanha. Os dirigentes estão perdidos, sem norte e sem rumo. QUEM NOS ACODE ? Não é certamente esta senhora !!! Isto merece uma indignação geral e uma resposta à altura, por parte dos homens bons e sensatos deste “velho continente”, porque ainda os há felizmente.”
 
Passaram dois anos sobre este "vaticínio" e as mudanças de rumo, se as houve, foram para pior. A Europa está na fossa e não merecia ter tido coveiros, em vez de estadistas, a governá-la. Venham outros, e melhores, que já é tempo de pararem com o autismo.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário