Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

A Certeza de Uma Austeridade Perpétua

 
(Imagem da Internet)
 
Acabámos de ouvir há momentos o Governo do PSD/CDS, pela boca da Equipa das Finanças, anunciar as linhas gerais do Orçamento de Estado para 2014. É claramente um orçamento do faz de conta.
 
A par de os grandes números não baterem certo, a certeza que fica é a de uma austeridade perpétua, basta fazer umas contas simples:
 
- O deficit Orçamental em 2012 foi de 6,4%, com medidas extraordinárias (não repetíveis no ano seguinte);
 
- O volume dos cortes em 2012 foi cerca de 6 mil milhões de Euros;
 
- O deficit Orçamental em 2013 será no melhor dos cenários de 5,8%, com medidas extraordinárias;
 
- O volume dos cortes em 2013 será cerca de 5,5 mil milhões de Euros;
 
- O orçamento para 2014 prevê um deficit de 4%;
 
- O volume dos cortes previstos para 2014 é de cerca de 3,8 mil milhões de euros com medidas extraordinárias (p, ex. a CES).
 
A conta é simples: - Se 5,5 mil milhões (parte deles não repetível) fazem baixar o defict 0,6%, como é que 3,8 mil milhões vão fazer baixar o defict 1,8%? Isto pura e simplesmente é impossível, mesmo que a vaca tussa.
 
Entretanto com toda esta catadupa de cortes (sempre sobre os mesmos) o Governo até se esqueceu do “Novo ciclo”, da Retoma, do Crescimento, da Economia, do Emprego. Alguém ouviu uma só palavra sobre estas “bandeiras” recentemente lançadas pelo Governo? Não. O objetivo é pura e simplesmente baixar o deficit custe o que custar, mesmo não o baixando e custando muito.
 
Uma nota final à “palestra” da Srª Ministra. Dizia ela que ou é “isto” ou a bancarrota.
Pergunto: Afinal de que nos valeram dois anos e meio de sacrifícios de toda a espécie, que reduziram o país social e económico a cinzas, se estamos na mesma à beira da bancarrota como em 2011? Haja um mínimo de respeito pela nossa inteligência. E, já agora, que Deus lhes dê juízo a eles.

Atualização de 16-10-2013 - Retificado o valor dos "cortes" para 2014. Por lapso mencionei 4,8mm em vez de 3,8mm, o que ainda piora a questão.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário