Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O Latoeiro ...

 
(Latoeiro a soldar um funil - clique na imagem para ampliar)
(Cortesia de "O Beirão")
 
Latoeiro é um ofício que está em vias de extinção por causa da industrialização dos produtos do seu ofício, os artefactos de lata, latão, zinco  e de folha de flandres, tais como almotolias, cântaros, funis, alguidares, regadores, jarros, cataplanas, alambiques, etc.
Diz-se portanto latoeiro um artífice ou artesão que trabalha aqueles metais, vulgarmente apelidados de “lata”. Mas para trabalhar a lata, é necessário possuí-la, portanto para exercer a sua arte, um latoeiro tem que ter lata.
 
Bom, sendo assim e por analogia, então temos um latoeiro no Governo, que é nem mais nem menos o Snr. Primeiro Ministro, que é um indivíduo que transborda “lata”. Sim é preciso ter “lata” para fazer grande parte das coisas que tem feito, enquanto governante, ao Povo que governa, e é nessa exclusiva ótica que ele merece o epíteto, senão vejamos:
 
- Teve a lata de mentir aos portugueses para, ao abrigo da Constituição, se candidatar a Primeiro Ministro de Portugal (a mentira só a identificámos mais tarde, pela sua prática governativa, daí a sua eleição não dever merecer nenhuma crítica, mas sim a sua acção governativa).
 
- Teve a lata de, assim que chegou à cadeira do poder, ofender os Portugueses (os que nele votaram e os que não votaram) chamando-os de piegas, preguiçosos, esbanjadores de dinheiros públicos, etc.
 
- Teve a lata de castigar os portugueses, “custe o que custar”, com toda a espécie de sacrifícios, não só materiais, mas também morais e psicológicos (veja-se o brutal aumento do consumo de antidepressivos).
 
- Teve a lata de massacrar quem trabalha e quem produz (trabalhadores e patrões) com o maior e mais brutal aumento de impostos de que há registos em Portugal.
 
- Teve a lata de roubar a dignidade aos mais frágeis da sociedade atirando-os para as filas das cantinas sociais.
 
- Teve a lata de sacrificar e hipotecar o futuro de milhões de portugueses, sobretudo os mais jovens, que irão penar décadas, senão gerações, para voltarem a ter uma vida digna uns, para a virem a ter, outros.
 
- É preciso ter muita lata para proferir esta frase “Já alguém se lembrou de perguntar aos mais de 900.000 desempregados no país de que lhes valeu a constituição até hoje?”. E os patetas que estavam na sala ainda aplaudiram (e depois andam todos de “pin”, com a nossa bandeira, na lapela !!!).
 
- Tem a distinta lata de desrespeitar e não cumprir essa mesma Constituição, ao abrigo da qual foi eleito e se mantém legalmente no poder, ao mesmo tempo que diaboliza e ofende quem a defende.
 
Tem realmente mesmo muita lata, será autismo, sem-vergonhice, ou tique de ditador? Qualquer destes atributos é incompatível com as funções de PM, mas se é o último, então do tique à ação será só uma questão de tempo e de o Snr. Presidente da República continuar cego, surdo e mudo em Belém.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário