Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

A Receita ...

(Imagem da Internet) 

Advirto quem ler este “post” que qualquer semelhança do seu conteúdo com casos da vida real é pura coincidência… ou talvez não.
 
Os proprietários de um modesto restaurante do Bairro Europa, que servia excelente comida a preços convidativos, resolveram despedir o Gerente e toda a sua equipa porque desconfiavam da sua honestidade, e, além disso, não estava a obter os resultados que o investimento feito exigia, tendo contratado uma nova equipa, com um novo Gerente, sem grande experiência, a comandar as tropas.

Acontece que passado algum tempo sobre a novidade da equipa remodelada, começaram a haver muitas reclamações dos clientes sobre a qualidade da comida, tendo alguns deixado de frequentar o restaurante, tal o seu descontentamento.
 
Para conter a insatisfação dos clientes o Sr. Coelho, o novo Gerente, substituiu dois empregados de mesa menos simpáticos, o cozinheiro adjunto, alterou a decoração, comprou loiça e talheres novos e até o trem de cozinha, incluindo o fogão, foi substituído.
 
Mas esta ação, na qual gastou uma pipa de dinheiro, não resolveu, nem sequer atenuou, nem a revolta dos clientes nem a sua fuga para a concorrência.
 
Então resolveu dar instruções radicais para a cozinha para alterarem totalmente a ementa, substituindo os pratos tradicionais por outros mais austeros, mas a situação não melhorou.
 
Alarmado com a quebra de receitas para fazer face às despesas de funcionamento, pagamento da dívida, salários do pessoal, incluindo o seu próprio, o Sr. Coelho, tomou a decisão de baixar os preços. Lá se ia a margem de lucro dos proprietários, mas pelo menos ainda asseguraria o seu salário e recuperaria os clientes perdidos.
 
Acontece que a decisão não produziu qualquer efeito prático, e já em pânico decidiu oferecer uma refeição grátis a cada dois clientes, ou seja, aumentou as despesas e reduziu as receitas em mais de 50%.
 
Pelo menos conseguiu suster a quebra de clientes, mas as reclamações sobre a qualidade das refeições essas continuaram.
 
Nas suas cogitações e já em desespero, lembrou-se, Eureka!!!  O Gaspar, o cozinheiro, … o desastre tinha-se acentuado com a entrada da nova equipa para o restaurante, na qual ele se incluia, e se não era ele o reponsável, quem mais poderia ser senão o cozinheiro?
 
Despediu o Gaspar e vai daí,  milagre!!! As reclamações acabaram e os clientes, apesar de alguma desconfiança,  começaram a regressar.
 
Moral da história: - A solução estava em substituir o cozinheiro, porque enquanto o cozinheiro não foi mudado a receita continuou a ser a mesma e os seus efeitos cada vez piores. Talvez alguém cá no nosso "bairro" devesse fazer o mesmo.

1 comentário:

  1. Precisamente a situação no Governo. Mas no Governo, a saída do Gaspar, ou também o Coelho e companhia, já em nada vai modificar a situação. Conhecem nomes para outra companhia, melhorar o que está errado há muito com este menu político?

    ResponderEliminar